Translate

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Morre criador do Playmobil


Morre criador do boneco Playmobil
Quem foi criança nos últimos 35 anos pode não ter ouvido falar do alemão Hans Beck, mas sem dúvida conheceu, desejou ou brincou com sua criação mais famosa, que entrou para a história mundial dos brinquedos.Oboneco Playmobil, que já foi vaqueiro, bombeiro e policial, perdeu seu projetista na sexta-feira. Beck tinha 79 anos.O desenhista industrial alemão morreu após um longo período doente, em sua casa às margens do lago de Konstanz, na fronteira entre Suíça, Alemanha e Áustria. A notícia foi divulgada ontem pela empresa Geobra-Brandstätter, fabricante dos famosos brinquedos. Beck, cuja invenção vendeu 2,2 bilhões de exemplares desde que começou a ser produzida em série, em 1974, nasceu em 1929, no Estado alemão da Turingia (centro do país).Ele estudou na cidade de Zirndorf, onde aprendeu o ofício de carpinteiro e se especializou na produção de brinquedos, principalmente automóveis e aviões. Começou a trabalhar na Geobra em 1958, concentrado inicialmente em maquetes de aviões, maquinaria e veículos industriais.Sua primeira criação media 7,5 centímetros, facilmente manejável por uma mão infantil. Daí, surgiu a ideia de transformar esse protótipo em uma criatura dotada para a absoluta versatilidade, capaz de se adaptar a qualquer situação e profissão, fosse um ocidental, indiano ou vaqueiro.Nos 30 anos seguintes ao seu lançamento, os bonecos Playmobil deixaram de ser um produto exclusivamente infantil, no sentido literal da palavra, para conquistar até colecionadores adultos de todo o planeta. A Geobra é hoje uma empresa com 3 mil empregados, que exporta os bonecos a 70 países dos cinco continentes.


Eu quando criança tinha uma coleção quase completa de Playmobil, claro que quando a gente cresce, as mães resolvem dar os brinquedos, uma lastima, pois hoje esses bonecos são carissímos.

Mas mesmo com o preço de hoje, meus filhos tem alguns bonecos, e brincamos muito. Sempre lembro dos momentos que meu irmão e eu brincavamos juntos de Playmobil.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Top Comentaristas

Widget UsuárioCompulsivo
Blog Widget by LinkWithin

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO