Translate

domingo, 11 de março de 2012

Projeto Direito à Inocência

Achei importante repassar o projeto, pois nós que temos filhos, sobrinhos, netos, afilhados com toda certeza já nos deparamos horrorizadas ao ouvir nos noticiários casos de abusos sexuais a crianças e adolescentes, e casos cada vez mais comuns de maus tratos a crianças. Eu trabalhei 10 anos ,a FPE, órgão do governo estadual gaúcho que cuida de crianças retiradas de suas famílias por maus tratos e negligência, e sei da importância desse Projeto.

 O Projeto Direito à Inocência é um projeto idealizado pela minha amiga Bianca Garibaldi, e visa  difundir, junto à comunidade as situações de risco que crianças e adolescentes podem sofrer, como maus tratos e abuso sexual.

A violência física ou maus tratos pode ser identificada pela presença de marcas no corpo da criança: pequenas marcas redondas ou cicatrizes de queimaduras por cigarro; queimaduras nas nádegas ou planta dos pés; marcas de tapas; estrias e marcas de cintos, fivela, corrente ou cabide; assim como escoriações circulares ao redor dos punhos ou tornozelos; entre outros (WHALEY, WONG, 1989)


A negligência é a forma menos evidente de violência doméstica: não proteger a criança e/ou não dispensar a atenção adequada às suas necessidades. Pode ser identificada por uma alimentação inadequada, descuidos em relação à higiene e vestimentas, falta de afeto e desinteresse pela criança enquanto indivíduo. Causa danos psicológicos ou se confunde com resultados de acidentes comuns (queimaduras, fraturas, lesões...). Muitas vezes é confundida com falta de recursos financeiros, porém ela está presente em todas as camadas sociais (DAVOLI, OGIDO, 1992).


O abuso sexual infantil é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos maiores problemas de saúde pública. Estudos realizados em diferentes partes do mundo sugerem que 36% das meninas e 29% dos meninos já sofreram abuso sexual.
A sua real prevalência é desconhecida, visto que muitas crianças não revelam o abuso, somente conseguindo falar sobre ele na idade adulta. Tal problema pode ser revertido desde que os o poder público invista em um trabalho adequado, feito de forma séria e constante, a fim de modificar esse quadro.



Infelizmente após inúmeras pesquisas verifica-se que ser criança e adolescente no Brasil é um desafio. Essa dura realidade necessita ser compreendida pelo poder público para que, em caráter urgente, tome providências adotando uma sistemática de modo que mães, professores, pediatras e a comunidade num todo recebam as informações necessárias, no intuito de identificar os casos e denunciar.
Profissionais envolvidos: Advogada, Psicóloga e Pediatra

Medidas:

- Palestras com Professores
- Palestras com Pais
- Visitação a hospitais
- Blog com noticias sobre casos e medidas e serem adotadas
- Criação do Centro de Referência e Atenção aos Maus Tratos e Abuso Sexual, que pode a vir a ser custeado pelo Poder Público juntamente com a iniciativa privada
-Modificação da lei: com a equiparação de maus tratos ao crime de tortura, sendo que junto ao abuso sexual seja considerado crime hediondo
- Criação de delegacia de proteção à criança e ao adolescente
- Conselheiros Tutelares devem ser pessoas preparadas para melhor atenderem as vítimas desde o acolhimento até o julgamento dos casos.

Quem quiser maiores informações sobre o Projeto Direito à Inocência pode entrar no site Direito a Inocência

Que possamos cuidar e estar atentos que ninguém venha a roubar essa fase tão bonita de nossos pequenos, que é a Inocência, que eles possam crescer cuidados e amparados por nós pais e também pela sociedade, e poder público.

( Texto repassado com o conhecimento da autora Bianca )

1 Comentário:

Bianca Garibaldi disse...

Value amiga, obrigada por ajudar a salvar as futuras gerações. Te adoro!

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Top Comentaristas

Widget UsuárioCompulsivo
Blog Widget by LinkWithin

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO